Recentemente eu me mudei para Portugal, e naturalmente uma mudança dessa envolve muitos custos, por conta disso to me segurando pra só comprar um monitor daqui uns meses. Assim para não ficar sem 1 tela adicional nesse período, resolvi fazer alguns testes para utilizar o laptop pessoal como segunda tela. Acabei descobrindo um recurso nativo no windows 10, que eu não conhecia. O Wireless Display ou Vídeo sem fio.

Wireless Display / Vídeo sem fio

A tecnologia de vídeo sem fio não é nova, e existem vários projetos proprietários como Airplay da Apple ou o GoogleCast do Google, e também existe um protocolo mantido pela Wi-fi Alliance desde 2012 que é o Miracast, que a premissa é funcionar como um cabo HDMI, mas sem Fio, usando Wifi direct, que nada mais é uma forma de um equipamento se conectar diretamente a outro , sem passar pelo roteador, uma conexão ad-hoc.

Estes não são os únicos protocolos existentes, aqui pode ver uma lista com mais competidores, https://www.howtogeek.com/.

Por que escolhi o Miracast?

Escolhi o Miracast simplesmente por ser um protocolo já implementado no Windows 10, e por não precisar comprar nada, seja hardware ou licença pra software.

Esta é uma feature do windows 10/11, que não vem instalado por padrão, porém sua instalação é bem simples. Para instalar, veja este link: https://www.thewindowsclub.com/add-and-remove-wireless-display-feature-in-windows-10.

Depois de instalado, o computador 2 vai funcionar como host, que receberá a conexão do computador 1, podendo assim duplicar a tela 1 para a 2, ou mesmo estender, de forma que terei 2 monitores, da mesma forma que acontece quando uso um cabo.

Como utilizar então?

No computador destino, que será a segunda tela (PC 02)

Clique no Iniciar > Configurações > Sistema > Projetando neste computador (1)

Habilite as configurações necessárias para que o serviço possa ser iniciado, (2 a 5), por fim clique na opção Inicie o aplicativo Conectar para projetar neste computador (6) .

image

Depois de iniciar o aplicativo, será exibido essa tela no PC 02:

image

No computador principal (PC 01)

Depois que já tiver o aplicativo iniciado no PC 02, volte ao PC 01, pressione CTRL + K, será aberto então uma busca por dispositivos disponíveis para conexão na rede.

Será exibido 1 ou mais dispositivos aqui, escolha o nome que aparece na tela do PC 02.

image

Ao clicar, se tiver com o PIN ativado, será solicitado. O Pin será exibido no PC 02.

image

Se tudo correu bem, você verá essa barra no PC 01.

image

O segundo monitor será exibido como um monitor normal, como se estivesse conectado por cabo nas opções de Vídeo do Windows.

image

Agora, basta fazer o arranjo que quiser, entre as opções disponíveis como Duplicar ou Estender. No meu caso, eu sempre uso como Estender, para que tenha uma tela adicional para trabalho.

image

Após finalizar, desconecte-se do monitor usando 1 das formas a seguir:

1 - Clicar na opção no topo da tela no PC 01,

image

2 - Clicar em CTRL + K e desconectar do monitor sem fio.

image

Pronto, agora pode dar uma sobrevida a um computador antigo e ter uma segunda tela, sem gastar uma grana extra com isso.

NOTA: Esta funcionalidade também existe em várias TVs mais recentes, se for o seu caso, também pode utilizar sua TV como segunda tela.