Voltamos ao Brasil! Ao final de 2016 decidimos colocar um fim deste capítulo das nossas vidas. Em meados de Janeiro retornava ao Brasil, sem emprego, mas com muita experiência de vida e trabalho na bagagem.

Mas Renato, você ficou louco? Você não queria morar fora, agora que conseguiu porque voltou? A situação no Brasil vai de mal a pior, etc, etc

Essas foram algumas das perguntas que eu ouvi, bem, e só tenho uma coisa a dizer, tudo que inicia tem um final, esse foi o final deste ciclo.

Dando um pouco de contexto sobre a decisão e porque decidi voltar. Houveram alguns fatores que pesaram na questão, principalmente no que se refere a carreira e qualidade de vida.

  1. Eu estava ficando desatualizado profissionalmente;
  2. Já estava cansado de morar em um lugar tão pequeno e caro;
  3. Minha esposa também estava cansada de não conseguir trabalho;
  4. Eu estava cansado do ambiente, precisava de novidades;
  5. Meu contrato já não era mais tão bom quanto no início;
  6. O custo aumentava a cada dia para um imigrante, etc.

Esses foram só alguns dos fatores, mas houveram outros, de cunho pessoal.

Então você não aproveitou a oportunidade que teve? Porquê jogou isso fora?

Ledo engano meu caro gafanhoto, aproveitei e muito, viajei e conheci países, culturas, amizades que levo pra vida. Evoluí como pessoa, mudei e hoje sou muito melhor do que eu era quando cheguei, deixei de ser um cara medroso que tinha medo de se arriscar, hoje sei do meu potencial e não tenho medo de me arriscar, pois não me arriscar não vai me levar a lugar algum.

É com esse sentimento de que cresci e evoluí que volto ao Brasil, tendo em mente o seguinte:

  1. É temporário, pois defini que irei sair novamente,
  2. Levo oportunidades com o incrível ‘networking’ que desenvolvi e ainda mantenho, dos vários profissionais que conheci, brasileiros e de outras nações.
  3. Levo amizades espalhadas pelo mundo, literalmente, tenho amigos em todos os continentes. :D

Como diz a música do Queen, abra suas asas. Spread your wings

Spread your wings and fly away Fly away far away Spread your little wings and fly away Fly away far away Pull yourself together ‘Cause you know you should do better

Sem mais.

Written with StackEdit.