Como algumas pessoas já sabem, estou indo trabalhar para a ONU como Sysadmin em Timor Leste, iniciarei a jornada dia 21/05/2014.

Se não conhece nada a respeito, leia aqui. Se não sabe onde é veja no mapa: Timor Leste.

Abaixo descrevo a forma como tudo aconteceu, certamente muita gente irá me perguntar, então nada melhor que um texto explicando tudo. 🙂

Antes do início

Algum tempo atrás, depois de assistir uma palestra do governo canadense sobre imigração, fiquei fascinado com a possibilidade ainda não explorada de imigrar para outro país, nascia ali uma vontade de imigrar, que ainda hoje a mantenho. Em paralelo, descobri que um conhecido estava no Timor Leste, e pensei: “Poxa, seria uma boa experiência para minha carreira alguma posição fora do Brasil”. Pensei nisso, mas não havia me arriscado ainda. Então um bom tempo depois, lendo notícias como sempre faço, pintou um anúncio de vaga para o Timor Leste pela ONU no brlinux.org.

Processo Seletivo

Me candidatei a vaga sem pensar duas vezes, afinal, uma boa oportunidade assim não aparece qualquer dia. Enviei o Currículo + Carta de apresentação (em inglês) como solicitado e para minha surpresa passei na fase 1 (seleção de CV), depois na fase 2 (resposta a um questionário) e fui classificado para a fase final (entrevista via skype), onde fui informado que caso aprovado receberia um contato em até 10 dias.

Infelizmente não recebi o tão aguardado contato, então depois de 20 dias, enviei um e-mail perguntando como havia me saído na classificação, fui informado que fiquei entre os 3 finalistas, mas não em 1º e que naquele momento só havia uma vaga de imediato, mas meu nome ficaria numa lista de espera para caso surgisse uma nova vaga ou alguém desistisse do processo. Aprovação

Foi então que depois de muitos dias da notícia, onde já tinha praticamente desistido da posição, fui surpreendido com uma chamada no celular (depois de 4 perdidas), informando que uma nova vaga havia surgido e um dos candidatos não iria assumir, as 2 possibilidades combinadas contribuindo para a minha ida. 🙂

Corri então para providenciar em tempo recorde o envio de documentos, compra e envio de passagens confirmando minha data de chegada, para então ser efetivado o processo de contratação. Caso não o fizesse rapidamente, iriam escolher o próximo candidato classificado para a posição.

Preparativos

Depois de enviar os documentos e tickets das passagens comprovando a data de minha chegada, começou a correria por aqui, onde ainda precisava pedir demissão do emprego atual, tomar vacinas, preparar procuração e outros documentos para a esposa que vai ficar, compras de roupas e outras coisas, etc. Tudo isso num período de 20 dias e parte deles cumprindo aviso prévio no emprego atual.

Deu pra imaginar como está sendo corrido meus últimos dias aqui no Brasil né? Mas também satisfatório pois sei que em pouco tempo terei uma oportunidade ímpar em minha carreira, podendo conviver em outro país com outras culturas, com profissionais de diferentes regiões e costumes, melhorar meu inglês, aprender outras línguas, etc.

Agora resta finalizar o que está pendente e partir para a viagem.

No próximo post conto como será a viagem de alguns dias até o destino final.

#timorleste #partiu